terça-feira, 22 de maio de 2012

Imigração Polonesa

  Migrações internacionais são fluxos populacionais realizados por pessoas que cruzam as fronteiras políticas de seus países de origem com o objetivo de se estabelecerem no exterior. 

  História da imigração polonesa: 
  •  As causas principais foram dos poloneses deixarem seu próprio país foras as duras perseguições religiosas étnicas e culturais impostas aos poloneses pelos invasores germânicos, que geraram o assassinato de milhares de poloneses, e outros viveram na miséria, porém conseguiram fugir daquela situação.Por isso poloneses saíram de seu próprio pais em refúgio em busca de melhores condições de vida. E aqui eles eram bem vindos porque os latifundiários querem trocar a Mão-de-obra escrava por imigrantes, e também branquear a população, com a libertação de escravos no Brasil, foram lançados 800 mil imigrantes no mercado de trabalho assalariado.
  • Os poloneses fizeram parte dos diversos grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil, embora em quantidade muito menor do que algumas nacionalidades mais presentes, como os italianos, os portugueses e os alemães. As colônias polonesas chegaram ao Brasil se estabelecendo primeiramente no sul do pais, principalmente em Curitiba, Rio Grande do Sul.

         



  • Chegando ao Sul, os poloneses enfrentaram dificuldades como: a falta de apoio do poder público, a dificuldade da língua, a inadequação das técnicas de cultivo e a falta de assistência religiosa.  O conforto que o imigrante polonês poderia ter, por sua tradição e cultura, teria de ser a religião católica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário